O Sistema OCB/MT realizou no dia 1º de novembro, no Hotel Deville Prime Cuiabá, o 15º Encontro de Comunicadores. Voltado aos representantes das áreas de comunicação das cooperativas, o workshop trouxe as experientes Andrea Dietrich e Lilian Cruz, da Ambidestra. Elas transformaram o evento em verdadeiro laboratório de criatividade, abordando temas como inovação, estratégia de negócios e marketing digital, colocando os participantes para desafiarem seus modelos mentais.
O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, lembrou que a comunicação é um tema sempre muito discutido, onde a principal preocupação é como fazer para melhorá-la, levando em consideração as mudanças tanto nas mídias como de públicos-alvo. Então, nada melhor do que reunir as pessoas chave dentro dessa área nas cooperativas para que possam obter mais conhecimento e aplicá-lo em seu dia a dia, salientou.
Frederico ressaltou também que o conteúdo é interessante para diferentes atores dentro das cooperativas. “Estamos falando de pessoas que vão cuidar da estratégia não só de comunicação externa, mas às vezes estratégia de posicionamento de produto, que também é uma parte importante da área de comunicação e marketing”, exemplificou.
Andrea Dietrich e Lilian Cruz, da Ambidestra, de São Paulo, falaram de vários aspectos envolvidos na comunicação, como as habilidades necessárias ao profissional do futuro e a importância da criatividade. “A ideia é explorar um pouquinho para onde esse
mundo da comunicação está indo, quais são as novidades, como a inteligência artificial está impactando essa transformação da criatividade, da habilidade da gente se comunicar”, pontuou Andrea.
Além de uma palestra, elas conduziram uma oficina, um workshop, segundo Andrea, para pensar diferente, “hackear o modo de pensar”, através de técnicas especiais que os participantes poderão levar para casa e aplicar no dia seguinte no seu negócio. “Trazemos conteúdos para abrir a mente e vamos colocar em prática. Vamos colocar a mão na massa. Então vamos ousar, desafiar o nosso conhecimento para tentar criar coisas diferentes”, avisou.
Reciclagem de conhecimento
Os participantes destacaram a oportunidade de fazer uma reciclagem de conhecimento essencial em uma área que está em constante mudança. “Eu acho que esse é um ponto muito importante. Quanto mais forte as cooperativas estiverem nessa área, mais espaço elas conquistam também no mercado. A comunicação tem esse papel fundamental. Eu vejo que se alinharmos a comunicação e as pessoas entenderem o que é o cooperativismo, vamos ganhar força, independente da bandeira, da empresa”, opinou Keila Volkmer, gerente de comunicação e marketing da Sicredi Sudoeste MT/PA, que já havia participado de outras edições.
Em seu primeiro encontro, Camila Fraporti, analista de comunicação da Cresol Mato Grosso, disse que sua cooperativa é nova e esta é uma bela oportunidade de potencializar o trabalho de uma área considerada de grande importância. “Até porque o cooperativismo e a comunicação sempre andam juntos e ter mais conhecimentos e aprimorar isso é fundamental”, frisou. Ela acrescentou que estar sintonizado com as novas tendências e ferramentas ajudará a atrair os mais jovens. “Temos como missão plantar a sementinha do cooperativismo, para que as futuras gerações, as que venham pela frente, possam cultivar e disseminar. Sempre aconselhamos os jovens, aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, principalmente quando se fala de instituição financeira cooperativa, sobre o quanto isso é importante, agregador para o futuro”, concluiu.
Instagram como ferramenta de comunicação
No período da tarde, uma palestra conduzida por Leandro Magalhães, publicitário pós-graduado em marketing, especialista em Marketing Digital pela Miami Ad School ESPM-SP e diretor da Bem Digital, trouxe insights importantes sobre o uso estratégico do Instagram para as cooperativas.
Magalhães destacou a importância de reter a atenção dos usuários em meio à avalanche de conteúdo disponível nas redes sociais. "Numa rede social, tem muita gente produzindo conteúdo, é cada vez mais difícil a gente conseguir a atenção das pessoas", afirmou. Ele enfatizou que vídeos continuam em alta e que é uma tendência para 2025, e que o foco agora é a retenção de público. Para tanto, é indispensável desenvolver estratégias que incentivem a interação, seja por meio de mensagens diretas, no feed, ou nos stories.
O Instagram deve ser visto como um canal de relacionamento diário e direto com o público, permitindo que cooperativas compartilhem informações, produtos e histórias que fortaleçam sua comunidade. A abordagem de marketing conversacional também foi destacada, com ênfase na automação de diálogos e na produção de vídeos intencionais e bem planejados.
Leandro Magalhães também aconselhou a que os comunicadores fiquem atentos às novidades e práticas de influenciadores digitais para adaptar técnicas bem-sucedidas ao contexto das cooperativas. Assim, as cooperativas têm uma oportunidade única de se manterem ativas e relevantes no ambiente digital em constante evolução.
“É importante acompanhar quem já produz muito conteúdo, entender o que está funcionando com outros players, não só em outras cooperativas, mas todos produtores de conteúdo. O que é que eles fazem que a gente pode importar, que a gente pode usar também para uma comunicação mais empresarial, seja uma ferramenta, uma técnica, um script”, reforça.
Para otimizar a presença no Instagram, o palestrante destacou a importância de criar um perfil atraente: um avatar legível e um nome de usuário curto são fundamentais. Ele advertiu contra o uso de hashtags ou arrobas na descrição do perfil, pois podem desviar o tráfego para fora da sua página, prejudicando o alcance e a retenção da audiência. Além disso, ressaltou a importância de manter o feed constantemente atualizado com conteúdo visualmente atrativo e relevante, com imagens de qualidade que reforcem a identidade da cooperativa. Sugeriu ainda o uso estratégico de posts fixados para destacar conteúdos importantes, garantindo que as mensagens mais importantes no momento estejam sempre visíveis e acessíveis ao público, criando assim um ponto de engajamento contínuo e eficaz.
Para a coordenadora de Marketing e Comunicação da OCB/MT, Clarissa Rosa Fazinga, diante de um cenário de comunicação cada vez mais dinâmico, o 15º Encontro de Comunicadores foi um momento importante para troca de experiências e discussões acerca de novas estratégias e ideias criativas para fortalecer a presença das cooperativas nas plataformas digitais.
“Essa colaboração contínua é vital para nos adaptarmos e inovarmos, tornando nossa comunicação mais relevante e eficaz na promoção do cooperativismo. Ao nos unirmos e compartilhar conhecimentos, estamos não apenas aprimorando nossas habilidades, mas também pavimentando o caminho para um futuro mais colaborativo e inovador", enfatiza.
Acolher novas perspectivas contribui para que as cooperativas continuem a se destacar em um cenário de constante evolução tecnológica e social. Assim, o encontro reafirmou o compromisso do Sistema OCB/MT em munir as cooperativas com informações úteis para enfrentar os desafios futuros, e fortalecendo o cooperativismo como um modelo eficiente e sustentável.