O Sistema OCB/MT, por meio do Sescoop/MT, realizou a segunda edição do curso DNA Cooperativo nos dias 05 e 06 de novembro no Delmond Hotel, em Cuiabá. O evento reuniu líderes do cooperativismo, cooperados e colaboradores com o objetivo de fortalecer a cultura cooperativista e promover o desenvolvimento sustentável, preservando e difundindo a identidade do cooperativismo para que os participantes se tornem multiplicadores de informações.
A formação, conduzida por Fábio Procópio, da Fractal Humano, é um programa de educação do Sistema OCB nacional que vem sendo aplicado em todo o país desde outubro de 2023.
O curso incluiu workshops e dinâmicas direcionadas aos multiplicadores, visando inspirar lideranças a difundir a essência cooperativista e fortalecer a base do movimento. Segundo Karla Silva, coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema OCB/MT, "o DNA Cooperativo é uma jornada de descoberta e engajamento. É uma formação que trata sobre os princípios e a essência do cooperativismo". Durante o curso, foram abordados a história, valores e princípios do cooperativismo, além de dados atualizados sobre o impacto econômico e social das cooperativas.
O primeiro dia (5) da capacitação focou na história do cooperativismo desde sua origem em 1844, buscando reconectar aspectos pioneiros aos ideais cooperativistas atuais. “Foi uma experiência imersiva de oito horas, que acabou sendo muito leve, porque nós utilizamos várias dinâmicas, muitas trocas entre os participantes, temos participantes de diferentes cooperativas, de diferentes cidades do Estado”, declarou o facilitador Fábio Procópio.
Ele também destacou a importância da relação interpessoal dos participantes com o propósito do cooperativismo. “A gente entende que o que mantém e vai manter a chama do cooperativismo acesa, é exatamente quando a pessoa se conectar, ou seja, a história dela se conectar com essa existe há muito tempo. Nós falamos de propósito, de histórias de vida, falamos sobre próximos passos, inclusive de carreira no cooperativismo.”
No segundo dia (6) o foco do curso foi a formação de multiplicadores. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar-se na metodologia da formação, compreendendo como construir experiências de cooperação eficazes.
Os cooperativistas presentes no evento ressaltaram a importância de ampliar a discussão para alcançar melhores resultados. “O cooperativismo tem uma abrangência muito grande e poucas pessoas conhecem. Atingir o maior número de pessoas é fundamental, porque o resultado que traz, como o próprio nome já diz, a cooperação. Então, é prosperar pessoas, prosperar negócios e prosperar a comunidade”, afirmou Rodrigo Neumann, diretor de Negócios da Gestão Maior, empresa parceira do Sescoop/MT.
Para Kauany Ewald, analista na área de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi Ouro Verde, a formação se mostrou importante para o fortalecimento do movimento. “Essas trocas de como o cooperativismo consegue atuar na comunidade que está inserido, em diversas áreas, contribui não só com a parte financeira, mas também com o social, com o educacional, esse é um dos nossos propósitos, transformar a sociedade, tornar ela melhor para todos. Então, acredito que o curso faz esse movimento de entrelaçar, de conectar esses diversos ramos do cooperativismo.”
Para 2025, o Sistema OCB/MT está planejando melhorias para o curso DNA Cooperativo, transformando-o em uma solução acessível a todas as cooperativas associadas. A proposta é que ele seja oferecido diretamente para aquelas que solicitarem. Por exemplo, caso a cooperativa possua um novo grupo de colaboradores ou que tenha incorporado novos sócios podem solicitar a formação para essas pessoas.
A capacitação é essencial para promover a educação cooperativista tanto para os empregados quanto para os cooperados. "A educação cooperativista é a pedra angular do sucesso das cooperativas. Investir na base significa preparar tanto os novos empregados quanto os novos cooperados para que se integrem e contribuam efetivamente com o movimento. Com um grupo de instrutores capacitados e profundamente envolvidos no movimento de educação e cultura cooperativista, estamos prontos para atender essa demanda em 2025. Basta que as cooperativas entrem em contato conosco", informa Karla Silva.
SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por duas instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso.